O Condensador Industrial faz a troca de calor de maneira não direta, através de uma chapa metálica. A troca térmica inicial ocorre pelo contato do vapor com essa chapa metálica. Em seguida ocorre a condensação do vapor com a água refrigerada, tudo isso no interior do Condensador Industrial e ainda no início do processo da troca térmica.

O gás condensado percorre os tubos do feixe tubular, trabalhando com a troca de calor. Os feixes tabulares são fabricados em inox ou aço carbono devido a necessidade de excelente resistência contra a corrosão. Na parte externa desses tubos e usando o líquido resfriado na temperatura ambiente, é feita uma lavagem contínua do feixe tubular. A água desta lavagem continua dentro de um sistema fechado que sempre passa por renovação (feita pelo próprio processo no interior dos Condensadores Industriais).

O calor presente na condensação vai direto para a lavagem e é eliminado pelo vapor desta mesma água. Em alguns casos, devido a este fato, os Condensadores Industriais substituem os equipamentos de ar condicionado.

No caso dos tubos do sistema de condensadores forem aletados, a troca de temperaturas terá maior eficiência. Isso porque essas aletas são construídas com uma ligeira inclinação, o que proporciona a fácil eliminação do material no interior do tubo e a retirada dos gases que não condensam.