tanque-hidropneumatico-com-membrana

Os tanques hidropneumáticos com membrana (bexiga) são usados contra a ação dos golpes de aríete nas tubulações hidráulicas. O golpe de aríete é ocasionado pela variação da vazão geradas por situações contrárias ao sentido do fluxo de líquidos, tais como: falhas mecânicas de dispositivos, abertura ou fechamento de válvulas, parada de bombas ou turbinas e etc.

Os tanques hidropneumáticos com membrana (bexiga) fazem o papel de amortecedores de golpes e são dimensionados por modelação matemática de transientes hidráulicos para adutoras de água, emissários de esgoto ou outros fluidos especiais.

Os tanques hidropneumáticos com membrana (bexiga) são diferentes dos reservatórios hidropneumáticos convencionais por causa do uso de uma bexiga de butil montada dentro do tanque. O objetivo dessa bexiga é separar o líquido do ar comprimido, fazendo com que não seja necessário utilizar compressores auxiliares para reposição do ar comprimido que se dissolve na água. Desta maneira o sistema terá maior segurança e confiabilidade na proteção da adutora ou emissário.

Os tanques hidropneumáticos com membrana (bexiga) para aplicação em esgoto possuem uma membrana (bexiga) revestida de um material que suporta o corte, a perfuração e é resistente a líquidos agressivos É colocada de forma invertida no interior do tanque dando uma melhor eficiência em locais onde existe a presença de sólidos suspensos no fluido.