hydrotank_2

Os tanques hidropneumáticos sem membrana são usados contra a ação dos golpes de aríete nas tubulações hidráulicas. O golpe de aríete é ocasionado pela variação da vazão geradas por situações contrárias ao sentido do fluxo de líquidos, tais como: falhas mecânicas de dispositivos, abertura ou fechamento de válvulas, parada de bombas ou turbinas e etc.

Os tanques hidropneumáticos sem membrana fazem o papel de amortecedores de golpes e são dimensionados por modelação matemática de transientes hidráulicos para adutoras de água, emissários de esgoto ou outros fluidos especiais.

Nos tanques hidropneumáticos sem membrana o ar comprimido que fica em contato com a água é dissolvido e o volume de ar sofre uma considerável redução fazendo com que o compressor funcione periodicamente introduzindo ar comprimido para compensar o ar perdido.

Os tanques hidropneumáticos sem membrana podem também ser empregados em sistemas de combate a incêndios através de uma grande reserva de água disponível para utilização imediata em casos de incêndio ou emergência.