top of page

Solicitação de orçamento de Vasos de Pressão

  • Foto do escritor: Fabio Roberto
    Fabio Roberto
  • 14 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

Existem algumas informações importantes e relevantes que o comprador ou o responsável pela elaboração da especificação técnica deve saber.


A norma de fabricação ASME VIII abrange todos os tipos de vasos, para diversas finalidades, fluidos, processos e situações, assim, o comprador deve especificar para qual a finalidade e quais as características técnicas o vaso deve atender.


Na ocasião do orçamento quanto maior o detalhamento e quantidade de informações mais assertivo será o valor, evitando aditivos contratuais durante o processo de aprovação de desenho e aprovação do projeto.


É relativamente comum um vaso de pressão simples, virar uma vaso com pintura especial interna / externa, ensaios não destrutivos e características não consideradas no ato da aprovação do projeto, até solicitação para atender normas Petrobrás como N-0268 fabricação de vasos de pressão, já vi muito acontecer.


Portanto o fabricante do vaso de pressão deve possuir todas informações no ato do orçamento, ou a maior quantidade de informações. A lista abaixo é uma referência, com itens importantes que devem ser definidos pelo comprador, caso não possua a informação avise o fabricante para considerar o padrão de fornecimento, nesse caso, o fabricante adota o parâmetro que achar mais adequado considerando os demais dados de projeto.


ree

Fluido: Dependendo do fluido, a norma pode trazer exigências adicionais como inspeções e ensaios não destrutivos.

Pressão de Projeto: Como o próprio nome já diz é a pressão que o vaso de pressão é projetado, ou seja, é uma pressão superior a pressão de trabalho, aproximadamente 10% acima (esse valor é uma referência) não há norma especifica para isso.

Temperatura de Projeto: Temperatura máxima para o projeto do vaso de pressão, esse item é mais relevantes para equipamentos que trabalham com temperaturas acima de 200°, como coletores de vapor, separadores de condensado e outros, a temperatura influência na espessura dos materiais adotados na construção do vaso de pressão.

Posição de Trabalho: Sim, um vaso horizontal pode ter custo bem diferente de um vaso vertical, principalmente para vasos de pressão grandes, acima de 10 m³.

Ensaios Não destrutivos: A norma (dependendo do fluido) não obriga o fabricante a incluir ensaios não destrutivos durante a fabricação de um vaso de pressão, para garantir a qualidade durante o processo, o fabricante deve possuir procedimentos, soldadores e registros de soldagem, tudo certificados por inspetores qualificados, mas não há obrigatoriedade de um liquido penetrante ou ultrassom durante a fabricação. Se seu cliente exigir esses ensaios, isso deve ser mencionado na solicitação de orçamento.

Margem de Corrosão: Caso possua alguma informação sobre esse tema é bom informar, caso contrario o fabricante irá considerar seu padrão de fornecimento, que pode variar muito de um fabricante para outro.

Normas adicionais: Algumas empresas possuem normas internas com exigências adicionais para fornecimento de vasos de pressão, como é o caso da Petrobrás, Nestle e outras, essas exigências adicionais podem ocasionar em um grande impacto no custo final do vaso.

Inspeção final: É comum o cliente final contratar uma empresa de inspeção para uma verificação final dimensional e de documentação do vaso de pressão, essa inspeção pode durar algumas horas até algumas semanas, isso influencia no custo, no ato do orçamento informe a inspeção e o tipo de inspeção.

Função do Vaso de Pressão: Dependendo da função e importância do vaso na planta o projeto deve ser adequado a essa situação, se o local da instalação do vaso é de difícil acesso, ou requer uma mobilização muito grande de equipamentos e pessoas para instalação ou é o vaso de pressão principal de uma grande planta fabril, isso deve ser considerado, o vaso de pressão pode ser projetado para durar muitos anos adicionais (ex.: aumentando margem de corrosão ou utilizando materiais mais nobres).


ree

Essas são algumas informações básicas, mas a lista pode ser muito maior, agradeço a leitura e fique de olho aqui no nosso blog que sempre aparecerá novas publicações como essa.


Grande abraço.


Eng. Fabio Roberto


Comentários


bottom of page