top of page
FLR_1319 dez 18 2020.jpg

AMÔNIA

RESERVATÓRIOS PARA AMONIA

A ABERKO tem em sua linha de vasos de pressão mais do que equipamentos, temos tecnologia de anos de experiência aliados a profissionais com vivência exclusiva nesse mercado. Fabricamos conforme ASME VIII div.1 e somos criteriosos quanto ao atendimento as NR 13, temos no mercado tanques de armazenamento, separadores de líquidos, tanques de armazenagem, coletores de óleo e cilindros desenvolvidos especificamente para clientes e atividades específicas.

O regulamento do protocolo de Montreal sobre substâncias destruidoras da camada de Ozônio levou a eliminação de clorofluorcarbonetos (CFCs) como refrigerantes nos países industrializados. Além disso, os hidroclorofluorcarbonos HCFCs) são apenas uma solução interina, com eliminação total em 2040.


Outra preocupação ambiental relativa a esses refrigerantes é o seu acentuado Potencial de aquecimento global (GWP), conhecido como “Efeito Estufa”, e isto também se aplica aos substitutos do CFCs e HCFCs, os chamados hidrofluorcarbonetos (HFCs). Por essa razão, são incluídos na lista das substâncias alvejadas pelo protocolo de Quioto.


Tal situação levou ao aumento da utilização de “antigos refrigerantes”, os refrigerantes naturais, entre eles o dióxido de carbono (CO2) amônia (NH3) e hidrocarbonetos (R600a, R290, R1270, etc.) Ultimamente tem se acentuado as pesquisas em novas tecnologias e aplicações nos vários setores da refrigeração para tornar viável o uso destes refrigerantes.


Dentre todos os líquidos refrigerantes a amônia continua nos dias de hoje como sendo um líquido refrigerante vital para nossa economia, tendo aplicações desde a refrigeração industrial, indústria química, alimentícia, metalúrgica, indústria de tintas e outras. Por ser uma substância 100% natural e de reduzido tempo de vida (menos de 14 dias), não interage com a camada de ozônio (PDO=0), tampouco contribui com o efeito estufa (GWP=0). Seu custo de aquisição é baixo e também possui baixa densidade do vapor, o que possibilita a utilização de vasos de pressão, trocadores de calor e tubulações de menores dimensões.
   Precisamos também destacar que a amônia é extremamente tóxica para o ser humano e, portanto, vazamentos são extremamente danosos e evitados por qualquer empresa que faça uso deste produto.

bottom of page