top of page
galeria_aberko_vasos_de_pressao_sao_paulo_brasil_(76).jpg

PURGADORES PARA AR
COMPRIMIDO

DRENOS / PURGADORES PARA AR COMPRIMIDO

O ar comprimido possui água em sua composição, essa água existente é transportada na tubulação para as ferramentas ou máquinas e pontos de consumo, essa água combinada com ar está irá diluir o óleo lubrificante. Isso significa desgaste excessivo de motores e rolamentos e, no final, despesas de manutenção mais elevadas.

Sem lubrificação adequada, as ferramentas - especialmente martelos pneumáticos, brocas, guinchos e compactadores de areia funcionarão de forma lenta e ineficiente.

Onde o ar é usado para pintura, agitação de alimentos e processos relacionados, água e/ou óleo não podem ser tolerados. Em sistemas de ar de instrumento, a água tende a aderir a pequenos orifícios e acumular sujeira e incrustações levando falha de dispositivos sensíveis.

Quando a água se acumula em pontos baixos dos dutos, ela reduz a capacidade de transporte de ar da linha. Eventualmente, o fluxo de ar sobre a água irá impulsionar a água ao longo da linha, desencadeando o golpe de aríete e danos potenciais. Em climas frios, o acúmulo de água pode congelar e romper as linhas.

Embora haja uma variedade de opções para a drenagem do sistema de ar comprimido, os purgadores ou drenos para ar comprimido instalados corretamente  são a chave para remover o líquido de forma contínua e automática, sem desperdiçar ar ou gás.

Os purgadores para ar comprimido Aberko, são automáticos, não necessitam de energia elétrica para funcionamento, tem capacidade de drenagem de até 400 L/h, indicados para redes de ar comprimido, dreno de vasos de pressão, dreno de reservatórios de ar comprimido, drenagem de separadores de condensado e qualquer outra necessidade onde seja necessário a retirada do condensado.

Os purgadores Aberko são fabricados em alumínio, alta resistência e durabilidade com abertura fácil para limpeza e manutenção.

Uma solução de fácil instalação e custo baixo para dreno de redes de ar comprimido.

Dreno ar comprimido aberko.PNG

Informações de segurança, instalação e manutenção 

Pressão
Antes de tentar qualquer manutenção do purgador, considere que o purgador pode estar pressurizado. Abra o dreno manual na parte inferior do purgador para ar comprimido. Nunca presuma que o sistema é despressurizado mesmo quando um manômetro indica zero.
Temperatura
Aguarde até que a temperatura normalize após o isolamento para evitar o perigo de queimaduras e considere se roupas de proteção (incluindo óculos de segurança) é necessário.
Instalação
O purgador de ar deve sempre instalado de forma que a entrada esteja na parte superior para que o mecanismo de boia trabalhe em um plano vertical.
Manutenção
- Isole, solte os 4 parafusos que separa a esfera em duas metades.
- Limpe todo mecanismo interno assegurando a retirada de detritos, óleo e outros resíduos que possam prejudicar o funcionamento do purgador para ar comprimido.

- Verifique o funcionamento levantando e abaixando o flutuador várias vezes, certificando-se de que a vedação da valvula esteja centralizada corretamente na sede.
- Aperte os parafusos da tampa uniformemente com o torque de aperto recomendado. Abra a válvula de isolamento lentamente.

purgador aberko 1.PNG

As principais vantagens do dreno para ar comprimido tipo boia ABERKO são: Fácil manutenção, não necessita energia elétrica, funcionamento automático, indicado para todos os sistemas de ar comprimido.

A pressão máxima indicada para o Dreno para Ar Comprimido tipo boia é 16 bar.

O dreno para ar comprimido é fabricado em alumínio com boia em aço inoxidável e vedações em viton, orifício da válvula de purga 2,0 mm, faixa de temperatura de trabalho -10°C a 80°C.

purgador aberko 2.PNG
bottom of page